sexta-feira, 29 de julho de 2011

Narnia


Narnia é uma banda de Power/Neoclassical Metal da Suécia, cujo nome foi inspirado no local das As Crônicas de Nárnia, obra de C.S. Lewis. Foi fundada pelo guitarrista Carl Johan Gimmark e o vocalista Christian Liljegren Rivel. 


Christian Liljegren e Carl Johan Grimmark se encontraram pela primeira vez em 1993 em Jönköping, uma cidade no sul da Suécia. Nessa época, Christian e sua banda Modest Attarction estavam para lançar o primeiro álbum deles: The Truth In Your Face. Carl era membro de uma banda chamada Sentinel. Eles trocaram entre si os números de telefone e entraram em contato. 


Vários anos se passaram e ambos Christian e Carl tiveram dificuldades com as suas bandas. Modest Attraction produziu seu segundo álbum Divine Luxury, na mesma época em que Carl Johan decidiu sair da banda Sentinel. Além disso, em 1996 Christian ligou para Carl Johan e lhe perguntou se ele estava interessado em trabalhar juntos num projeto. Christian tinha paixão pelo Hard Rock Melódico, da qual não estava autorizado a explorar na banda Modest Attraction. Carl Johan ficou interessado no projeto ao longo da conversa. 


Poucos meses mais tarde, Christian chamou Carl de novo e disse-lhe que Modest Attraction iria na turnê para a Alemanha e o guitarrista Stephan Mohlin não poderia acompanhá-los. Desta forma, Johan substituiu Stephan. Stephan logo depois deixou a banda, e Carl Johan foi questionado se ele gostaria de ser membro permanente da banda. Carl Johan aceitou, dando assim, tempo para eles planejarem o projeto. Eles levaram um pouco de velhas canções de outras bandas e as modificaram de acordo com as próprias preferências. En setembro de 1996, eles foram para o Top Recording Studio. Carl Johan gravou todos os instrumentos e Christian, os vocais. As gravações levaram vários meses. Eles tinham muitos convidados no álbum, incluindo Jakob Persson que mais tarde tocou baixo no Narnia. Janne Stark foi responsável pelos solo de guitarra e Mart Hallek tocou violino. 


Em janeiro de 1997, as gravações finalmente terminaram. Depois de duro trabalho, o álbum Awakening foi mixado. 


Graças ao empresário deles, Magnus Söderkvist, o álbum foi aceito por 10 selos japoneses. Finalmente, Narnia decidiu por Pony Canyon. Em maio, Christian e Carl foram na última turnê deles com o Modest Attration. Eles encontraram Matthias Mittelstädt que possuía uma empresa chamada MCM Music. Mittelstädt, junto com seu irmão, Rainer Matthias, amaram o álbum e Mittelstädt virou o empresário da banda. 


Com uma demo em mãos e novo empresário, eles começaram a buscar por novos e talentosos membros e finalmente Narnia nasceu. 


Em abril de 2008, surge confirmada a notícia de que o vocalista do Narnia, Christian Liljgren Rivel, deixaria a banda, e foi o que de fato aconteceu. Segundo nota esclarecida pelo Narnia, Christian e a banda decidiram de comum acordo a saída do vocalista-fundador da banda, após doze anos de permanência na mesma. O motivo alegado por Christian de sua decisão em deixar o Narnia, era de que este gostaria de se dedicar inteiramente ao seu preojeto solo que agora o mesmo se tornará sua carreira solo, o Audiovision, de projeto solo, tornou-se a carreira solo de Christian, e este também pos fim à sua banda de power metal, o Divunefire. 


Encontrado o novo vocalista do Narnia. Seu nome é Gérman Pascuall, uruguaio, morou 16 anos no Rio de Janeiro, e mudou-se para a Suécia. Gérman se parece muito fisicamente falando, com Christian, mostrando assim, a grande preocupação por parte do Narnia, em manter a estética da banda, além é claro, da qualidade e do nível da banda. 




Membros atuais: 
German Pascual - Vocais 
Carljohan Grimmark - Guitarra 
Andreas Olsson - Baixo 
Andreas Johansson - Bateria 


Ex-membros: 
Christian Liljgren - Vocais 
Jakob Persson - Bateria 
Martin Claeson - Voz-chave 
Linus Kase 
Sonny Larsson Backing 
Fredrik Junhammar(1997) 


Músicos convidados: 
Janne (Metal Warrior) - Segunda Voz 
Janne Samefors - Segunda Voz 
Sonny Larson - Segunda Voz 
Mart Hallek - Violino 
Anders Johanson - Bateria 
Eric Clayton (Saviour Machine) - Voz Principal Adicional 
Pär Argström - Segunda Voz e Voz Principal Adicional 
Hubertus Liljgren Rivel - Segunda Voz 


Projetos secundários: 
O vocalista Christian Liljgren Rivel, é autor de alguns projetos solos e uma banda secundária chamada Divinefire. Os estilos musicais dos projetos solos de Christian, vão desde o rock dos anos 70, até o rock progressivo e hard. 


Modest Attraction - Antiga banda de Christian onde iniciou a sua carreira de cantor. Tinha o estiloconsiderados rock anos 70, progressivo e hard rock. Lançou quatro álbuns. 


Divinefire - Banda de Power Metal (2004-atualmente) Possui quatro álbuns: Glory Thy Name (2004), Hero (2005), Into a New Dimension (2006) e Farewell (2007) 


Audiovision - (Trash Metal) Possui um único álbum denominado "The Calling" 


Wisdom Call - (Trash Metal) Possui um único álbum de mesmo título 


Flagship - (Symphonic Rock) Possui um único álbum denominado "Maiden Voyage" 


Já o guitarrista e co-fundador do Narnia, juntamente com Christian Carl Johan Grimmark, também possui seus projetos: é um dos guitarristas da banda norte-americana de gotic metal Saviour Machine, além de participações em todos os projetos de Christian. Grimmark é também autor de um trabalho solo, que leva seu sobrenome como título: "Grimmark". 


Todos os outros membros da banda Narnia, seguem a linha de Christian e Carl Johan, ou seja, há participações ou até mesmo cargos fixos em outras bandas do gênero white metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário